A velocidade como agregador de valor de um site

Qualquer webmaster que se preza tem por instinto uma certa obsessão por ter um site que carregue rapidamente. Mesmo sem considerar métricas como taxa de rejeição e tempo de permanência dos visitantes no seu site, o bom webmaster sabe que precisa de um site rápido para poder alcançar os objetivos que tem para seu trabalho.

Como se isso não fosse motivação suficiente para alimentar sua obsessão por velocidade, a ponto de cronometrar os microssegundos que uma configuração tem de diferença para outra, agora o Google resolveu que vai considerar o tempo de carregamento das páginas na hora de calcular o “ranking” das mesmas, fazendo com o que antes era apenas perfeccionismo agora virasse necessidade.

Na verdade, excetuando-se por esta punição que o Google vai passar a aplicar nas págians mais lentas, todas as vantagens que um site rápido oferece são subjetivas. Claro que nem por isso deixam de ser lógicas, ou óbvias. Podemos destacar três.

Um site que carregue rápido tem mais chances de fazer com que o visitante permaneça na página pelo menos até ter tempo de se interessar por algum anúncio (e clicar, claro).Um site que carregue rápido tem mais chances de ganhar links espontâneos de outros sites, ou de agregadores de links (como o Uêba ou o Colmeia, por exemplo).Os anunciantes também sabem das vantagens de um site rápido, o que aumenta a chance de fechar um contrato de publicidade direta melhor do que cliques de poucos centavos.

Talvez não exista uma “receita de bolo” para se ter um site rápido, com instruções detalhadas que se seguidas à risca implicarão sucesso. Entretanto, podemos destacar uma breve lista de melhores práticas que, se seguidas dentro da possibilidade de cada site, produzirão um site com menor tempo de carregamento possível.

Pague a melhor hospedagem que seu dinheiro puder comprar. Melhor não quer dizer a mais cara; porém, dificilmente uma hospedagem que custe um bubbaloo e meia mariola serão consideráveis como uma das melhores hospedagens.Tenha certeza de que todas as imagens publicadas em seu site têm tamanho adequado à sua função, evitando sobrecarga desnecessária no momento de baixar o recurso numa página.Certifique-se de usar um sistema de cache eficiente em seu site (caso sua plataforma não apresente o recurso de cache nativamente). Precisando de ajuda para definir qual o melhor, caso use WordPress, veja aqui um teste de velocidade de plugins de cache.Certifique-se de aplicar técnicas avançadas para acelerar seu site.Utilize de ferramentas de análise de páginas (como as descritas no teste de velocidade de plugins de cache), e resolva todos os problemas que puderem ser resolvidos.Se tudo o mais falhar, contrate ajuda profissional. Adquirindo um VPS+ ou VPS-X da PortoFácil você tem o direito a pedir suporte na otimização dos tempos de carregamento do seu site.

Seguindo as dicas acima, seu site vai ficar mais rápido, e você estará pronto para matar a concorrência de susto. Bip bip!

Related posts:

Como vender publicidade direta no seu site – parte 2Agregue valor ao seu conteúdo com os Google GadgetsComo vender publicidade direta no seu siteComo atrair links para seu siteQuanto vale um site?

View the original article here

0 comentários:

Postar um comentário

Post Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja nossas atualizações.

Coloque seu email:

FeedBurner

Seguidores

Postagens populares

Contadores