Puta da Loucura – Um exemplo de sucesso e inovação!

Foi precisamente a 6 de Abril de 2008 que o blog Puta da Loucura foi lançado oficialmente, e hoje, mais de 2 anos e meio depois, é já um tremendo caso de sucesso e convicção dos seus autores! A pedido do amigo e colega blogueiro Bruno, hoje vamos falar um pouco do PDL, não só para dar a conhecer o projeto que já encanta milhares de portugueses por esse mundo fora, mas também para refletirmos e compreendermos um pouco como é que esta equipe de dois blogueiros conseguiu estabelecer-se num nicho de mercado tão competitivo, de uma forma tão rápida e ao mesmo tempo tão convicta! Para quem não acredita que é possível ter sucesso com um blog, o Puta da Loucura veio provar que mesmo com um conceito mais descontraído e em tom de brincadeira, é possível criar projetos sólidos e de grande qualidade!

De entre uma panóplia de temas tão diversos, incluindo a Atualidade, Humor, Recursos, Esportes e uma série de outros assuntos muito interessantes, o PDL marca desde logo uma diferenciação não só pela diversidade de assuntos, mas por conseguir publicar conteúdos tão dispares como por exemplo notícias da atualidade em Portugal e no Mundo, juntamente com outros conteúdos de humor e lazer. Esta mistura permite ao PDL estabelecer-se como um blog diversificado, que não fala sobre tudo, mas que fala sobre muitas das coisas interessantes que se passam no mundo. Vejamos alguns dos artigos mais interessantes publicados nas últimas semanas:

Quando o Puta da Loucura chegou ao mercado já eram muitos os blogs relacionados com humor, atualidade, divertimento ou recursos. O mercado aparentemente estava lotado, já existiam grandes players devidamente estabelecidos, mas esta equipe conseguiu provar que sendo diferente, é possível conseguir uma fatia de mercado. Para nós que acompanhámos o surgimento do PDL, acreditamos que o grande fator foi precisamente a diferenciação. Um estilo único, um conceito único, uma descontracção e forma de abordagem aos conteúdos única, e isso refletiu-se no apoio dos leitores e usuários que regularmente visitam o blog.

Como já referimos diversas vezes aqui na Escola Dinheiro, ter um estilo único é normalmente sinónimo de branding. O PDL foi criado desde o seu primeiro dia com um estilo único, uma mascote bem engraçada e que serve o propósito do blog perfeitamente, e usou desde sempre um template único, elegante e funcional. Esta capacidade de entrar no mercado mostrando de imediato uma diferenciação em termos visuais e de branding, permitiu ao PDL começar a traçar o seu caminho rumo ao sucesso. Acreditamos que se por ventura o template não fosse único ou Premium, e a imagem do blog fosse facilmente confundida com outros tantos blogs, neste momento o PDL era apenas mais um player no mercado.

Outro fator diferenciador no PDL foi o facto de o blog desde sempre aceitar que outros blogueiros e autores pudessem escrever e enviar conteúdos para o blog. Esta diversidade de autores permitiu ao PDL crescer a um ritmo mais acelerado, e em pouco mais de 2 anos, estão publicados já mais de 2000 matérias diversas e por meio de vários autores. Ao longo do tempo, o PDL foi tentando alargar também a sua equipe, que hoje conta com 10 colaboradores que esporadicamente e sem qualquer tipo de exigência, escrevem e publicam regularmente conteúdos no blog!

Outro ponto a favor do PDL são as mídias sociais. Desde os seus primórdios que a equipe do Puta da Loucura tem procurado estabelecer-se nas mídias sociais com autoridade, mas acima de tudo, com a sua imagem de marca. Hoje, 2 anos depois, a página de fãs do Puta da Loucura no Facebook ultrapassou já os 12,000 fãs e o seu Twitter está prestes a ultrapassar os 2000 seguidores. Esta estratégia social é muito importante a vários níveis, mas essencialmente para manter a imagem de marca do blog presente onde os seus leitores também se encontram e socializam. Reconhecer a importância de socializar com os leitores e oferecer-lhes múltiplos canais para que possam acompanhar o blog, foi sem dúvida uma das melhores estratégias que o PDL tomou rumo ao seu sucesso!

Embora o PDL seja um blog de referência na sua área, com uma comunidade de milhares de leitores, seguidores e fãs da marca, o blog ainda apresenta muito espaço para melhorias. Posto isto, recomendamos pelo menos duas coisas para que a equipe do PDL possa refletir e implementar em 2011. A primeira é remover o widget de comentários recentes, pois na verdade não traz nada de novo ao blog e serve apenas para ocupar um espaço que poderia ser usado para alavancar mais o número de pageviews do mesmo. E o segundo é colocar um widget com as postagens mais populares de sempre, possivelmente baseadas em dados estatísticos como o número de comentários, o número de pageviews e a tracção que conseguiram junto da comunidade. É importante também referir que as postagens populares do blog devem ser sempre intemporais, ou seja, conteúdos que 2 ou 3 anos depois, ainda possam ser lidas e aplicadas da mesma forma que foram no dia em que foram lançadas! Fica a nossa sugestão! Não se esqueça de visitar o PDL em www.putadaloucura.com!

Obrigado ao PDL pelo interesse em anunciar na Escola Dinheiro para uma audiência superior a 220 mil leitores por mês. Votos de grande sucesso para o projecto e que 2011 seja um ano em grande! Este foi um artigo patrocinado. Se tem um blog, um site, um produto ou um serviço que considera ter qualidade, veja as nossas condições de publicidade e adquira um artigo patrocinado.

Até Já!

Blog do Autor | Artigos do Autor: Paulo Faustino

Foi o fundador da Escola Dinheiro. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal e do Brasil.


View the original article here

0 comentários:

Postar um comentário

Post Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja nossas atualizações.

Coloque seu email:

FeedBurner

Seguidores

Postagens populares

Contadores