Como escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana?

Muitos blogueiros como eu adoram escrever, muitos outros necessitam de um pouco de esforço para conseguirem escrever regularmente, e outros tantos sentem enormes dificuldades em manter um fluxo de escrita constante. Se é leitor regular da Escola Dinheiro, então certamente já percebeu que eu enquanto blogueiro, consigo escrever vários artigos por dia para vários projetos que tenho. Alguns dos leitores questionam-me inclusivamente como é que consigo manter um fluxo de trabalho tão constante e dinâmico, pelo que hoje vou tentar explicar-lhe algumas das regras que utilizo para conseguir escrever pelo menos 4 artigos por dia, 5 dias por semana.

Nos vários projetos onde sou participativo, nomeadamente a Escola Dinheiro, Escola WordPress, Escola Criatividade, entre outros, escrevo mais de 5000 palavras por dia. A Escola Dinheiro por exemplo, em mais de 900 artigos publicados mantém uma média superior a 1500 palavras por artigo. Atualmente participo de vários projetos que requerem imensa escrita, e no futuro certamente irei participar de mais. A escrita é algo que gosto e que me preenche bastante em termos de realização profissional.

Para conseguir um fluxo de trabalho constante, é necessário que você esteja equipado corretamente. Para conseguir escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana, normalmente faço uso de uma série de ferramentas, nomeadamente um Moleskine (bloco de notas) para apontar ideias presentes e futuras, ficheiro de bloco de notas no computador onde guardo endereços web que ache serem interessantes e inspiracionais, entre outras coisas. Não deixar suas ideias fugirem ou você esquecer-se delas no futuro é primordial nessa estratégia de escrita de conteúdo, pelo que é muito importante que você tenha onde apontar suas ideias sempre que elas surgem. Faça-se acompanhar de um bloco de notas sempre que possível e aponte todas as suas ideias na hora.

Recomendo também que você compre e leia Ebooks, pesquise outros blogs, procure perceber que tipo de conteúdos funcionam melhor e pior nesses blogs e crie fluxos de novas ideias para explorar em seu blog. Tendo uma lista com várias dezenas ou centenas de ideias para postagens é muito importante para os momentos em que você tem de combater o bloqueio de ideias na hora de escrever. Importante também é você projetar-se no futuro. Algumas das postagens que irei realizar aqui no blog já estão sendo preparadas em antecipação e as ideias estão aguardando a altura certa para serem lançadas. Ter ideias para momentos chave do seu blog é fundamental também, mas para isso, é necessário organização e utilizar as ferramentas corretas.

Para quem usa blogs do WordPress, recomendo o plugin Editorial Calendar, que é basicamente um calendário editorial para o seu blog, onde você pode colocar suas ideias organizadas por datas de calendário. Dessa forma, você poderá estruturar mais corretamente as suas semanas e quais os conteúdos a produzir para determinados dias. Veja aqui um exemplo:

Muitos blogueiros vivem no síndrome do estou cansado, do já trabalhei muito hoje, do não consigo, etc, etc, etc. Existem também aqueles que definem uma hora exata para escreverem, e embora os compreenda, acho que qualquer hora é boa para se escrever um artigo. Aproveitar bem o seu tempo para redigir novos artigos é fundamental para o sucesso de seu blog. Evite estar constantemente se desculpando com a sua vida, com seu emprego, com sua família ou com outro tipo de coisas. Escrever é um processo que requer auto-disciplina e você só conseguirá chegar no nível dos melhores, se se conseguir comportar e atuar como eles.

Muitos blogueiros profissionais chegam a produzir 10 e 15 artigos num único dia, porque o seu foco está na conquista e na capacidade de trabalho, não nas desculpas. Embora muitos blogueiros tenham uma vida profissional fora dos blogs, é necessário alguma disciplina para se conseguir atingir objetivos. O Interney, por exemplo, foi despedido de seu emprego porque atualizava seu blog no horário de trabalho. Pouco tempo depois, ele estava trabalhando em seu blog a tempo inteiro e vivendo exclusivamente de sua monetização!

Aqueles leitores que me perguntam como consigo fazer tanta coisa em tão pouco tempo, certamente não têm noção da quantidade de coisas que evito fazer para conseguir produzir enquanto meu dia de trabalho não chega ao fim. Para se conseguir escrever tanto conteúdo de qualidade, manter seus blogs sempre a crescer e ganhar dinheiro com esse trabalho, é necessário olhar para ele como um meio para atingir um fim. Se você quer ter sucesso com seu blog, ou simplesmente ganhar dinheiro com ele, você tem de olhar para ele como algo que lhe irá permitir atingir esses metas.

Normalmente uma postagem deste género demora-me cerca de 30 a 45 minutos para escrever, sendo que dependendo da dimensão, poderá demorar um pouco menos. É provável que muitos blogueiros demorem um pouco mais a conseguir escrever um artigo de qualidade, mas também porque provavelmente não utilizam um sistema de trabalho idêntico ao meu: Eu não vejo Televisão (é muito raro mesmo);Eu não escrevo e faço outras coisas em simultâneo;Eu não leio revistas, magazines ou livros que não me ensinem nada;Eu normalmente levanto-me cedo e deito-me tarde;Eu não passo horas ao telefone ou trocando mensagens;Eu não fico horas e horas no café conversando e deixando o trabalho acumular;Eu não fico horas no MSN ou no Facebook em bate-papos;Eu consigo escrever rápido, muito rápido! (num teste que fiz, estou conseguindo escrever quase 100 palavras por minuto).

É óbvio que você não tem de aplicar todas essas circunstâncias à sua vida. Cada pessoa trabalha da forma e do jeito que mais gosta, mas para mim que pretendo ser produtivo, é essencial conseguir evitar o máximo de distracções possível. Se você conseguir manter seu foco na escrita de novos conteúdos, é natural que você consiga escrever muito mais todos os dias.

Quando comecei a escrever diariamente neste blog, os meus artigos raramente passavam das 500 palavras e também raramente eram perfeitos ou ensinavam alguma coisa a alguém. No entanto, fui escrevendo e publicando aquilo que para mim fazia sentido naquela altura. Com essa rotina, acabei por melhorar drasticamente a minha escrita, passei a escrever muito mais rápido e sem olhar para o teclado, e comecei a ganhar uma noção diferente sobre o caminho para onde pretendia ir. Hoje escrevo artigos com um mínimo de 1200 palavras, escrevo rápido e acima de tudo com qualidade.

Evite ao máximo o exagero da perfeição. Todos temos o direito de escrever conteúdo menos perfeito, conteúdo menos relevante, conteúdo de menor qualidade. No entanto, se você forçar-se a trabalhar com dedicação e começar a publicar esses artigos que você acha que ainda não estão perfeitos, você irá começar a criar um fluxo de trabalho, uma rotina. Suas competências de escrita irão melhorar drasticamente e com isso você irá conseguir produzir mais em menos tempo!

Alguns amigos blogueiros com quem falo regularmente dizem-me que tenho uma capacidade de trabalho muito superior à deles. No entanto, alguns deles ainda não conseguiram perceber que muitas das coisas que fazem, eu evito fazer a grande maioria das vezes. Em muitas alturas também me sinto cansado, com vontade de me sentar no sofá assistindo seriados, mas na verdade eu tento sempre manter meu foco e meus objetivos. Não saio todas as noites para me divertir, não me dou ao luxo de não trabalhar quando começa a ficar de noite, e tudo isso por uma razão simples: desejo cumprir meus objetivos!

Se você decide que hoje não quer escrever, porque prefere ficar sentado no sofá assistindo seriados ou no computador a jogar videogames, faça essa sua escolha com consciência. Não reclame por não conseguir fazer mais ou melhor. Você não tem de escrever 4 ou 5 artigos por dia, todos os dias. No entanto, se esse for seu objetivo, você certamente terá de lutar por ele, e isso significa otimizar melhor seu tempo.

Temos vindo a falar muito sobre investimento, mas parece que muitos blogueiros ainda têm uma certa dificuldade em compreender a importância de investir. Comprar um Ebook, um livro, um curso ou simplesmente um plugin que faz aumentar seus subscritores em mais de 350%, é muito importante. Grande partes das coisas que compro são formas de aprendizagem, formas de melhorar o meu conhecimento e também formas de criar novos conteúdos. Quando comprei o plugin PopUp Domination que fez aumentar os subscritores deste blog em quase 500%, isso acabou por gerar dois artigos muito interessantes sobre o plugin e que certamente irão ajudar dezenas ou centenas de blogueiros.

O mesmo se aplica a livros, ebooks, conteúdo premium em blogs, entre outras coisas. Todos esses investimentos são excelentes formas de ganhar inspiração ou conhecimento que mais tarde ou mais cedo dá origem a novas postagens para o seu blog. Portanto, quando você estiver investindo, você estará ganhando de duas formas: você melhora seus conhecimentos + você ganha novos conteúdos para seu blog.

Escrever é uma atividade como outra qualquer. Durante 7 anos pratiquei atletismo, e durante esse período treinava todos os dias 3 horas por dia, competia praticamente todos os fins-de-semana e em determinadas alturas chegava a treinar inclusive duas vezes por dia (6h por dia). Essa dedicação devia-se a um compromisso com um objetivo. Hoje consigo fazer precisamente a mesma coisa com meus blogs, porque sinto que eles são um compromisso, não só de mim para eles, como também de mim para os meus leitores.

Portanto, se pretende atingir um fluxo que lhe permita escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana, comece já hoje! Comprometa-se com seus objetivos, trabalhe com dedicação, e acima de tudo, faça testes, experimente, e vá melhorando à medida do tempo. Só a prática faz a perfeição, portanto, pratique!

Qual a sua opinião sobre esta matéria? É possível escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana? Gostaria de um dia conseguir escrever mais conteúdo de qualidade nos seus sites e blogs? Deixe os seus comentários e entre no debate!

Até já!

Blog do Autor | Artigos do Autor: Paulo Faustino

Foi o fundador da Escola Dinheiro. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal e do Brasil.


View the original article here

0 comentários:

Postar um comentário

Post Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja nossas atualizações.

Coloque seu email:

FeedBurner

Seguidores

Postagens populares

Contadores